Índice Principal

sexta-feira, setembro 01, 2006

O nosso Acre tem valor... O mundo ouviu, Chico falou...

A Globo tem produzido mini-séries sobre os maiores acontecimentos históricos do Brasil. É uma idéia até bacana, mas tem algumas falhas como todos sabemos.

Primeiro foi o Rio Grande do Sul, onde os ancestrais de Tiago Bald lutaram na Revolução Farroupilha. A Globo jogou todo mundo lá em cima, e mostrou um cenário em que todos eram heróis ou bandidos de maneira bem definida.

Depois foi a vez de Rondônia com Mad Maria. A série manteve a linha de idolatrar a todo mundo e contar um fato histórico como se fosse uma novela... O que mais me marcou nessa série que contava a história dos nossos vizinhos, foram os boatos sobre "sexo, drogas & rock'n roll" em que se envolveram os atores globais. Outra coisa interessante, foi o acordo entre Governo de Rondônia e Globo que, dias após o término de MadMaria, mostrou no Fantástico um esquema de corrupção no Estado e que tirava da reta a culpa do governador de lá. Estranho...

Logo em seguida, a bola da vez foi Brasília na mini-série "JK". Claro que os políticos que se envolviam em escândalos sexuais e administrativos foram apresentados como heróis do progresso.

E agora é a vez do Acre. A mini-série será escrita por uma acreana (Glória Perez) e terá alguns acreanos no elenco de apoio. O Brasil agora vai admirar e se encantar com a história da Revolução Acreana, contada como se fosse uma novela também. Tem alguns detalhes da história local que serão escondidos como aconteceu com as séries anteriores. Nós mesmos não aprendemos isso na escola, só tomamos conhecimentos desses fatos através dos mais velhos. Claro que não vou contar aqui e queimar nosso filme pros leitores de outros Estados... Espero que essa série desmitifique essa imagem errada que o resto país tem sobre nós. Mas não me preocupo com isso...

A única coisa que me deixa realmente preocupado e pensativo é a seguinte questão: Onde a Glória Perez vai encaixar o trio Eri Johnson, Guilherme Kaaran e Raul Gazzola?!